Tamanho do texto

Balanço realizado pelas subprefeituras apontam que a capital paulista terá cerca de 645 trios elétricos com desfiles confirmados neste ano

Segundo a prefeitura de São Paulo, 9 milhões de pessoas curtiram blocos de rua em 2018. Em relação a 2017, que atraiu 3,5 milhões de foliões, o número de pessoas que pularam carnaval ano passado praticamente triplicou.

Leia também: Fazendo ponte aérea Rio-SP, Érika Januza desponta como nova rainha do carnaval

Blocos tradicionais lotam capital paulista
Reprodução / Facebook
Blocos tradicionais lotam capital paulista

Além do número de foliões, a quantidade de trios elétricos também entrou na esteira de crescimento exponencial do carnaval de SP. Um balanço realizado pelas subprefeituras apontam que o número de desfiles pode saltar de 459 para 737 em 2019, contabilizando um aumento de 60%. Todavia, até o momento apenas 645 foram confirmados, totalizando uma crescente 27% em relação a 2018.

Leia também: Sabrina Sato, Neguinho da Beija-Flor e as figuras carimbadas do carnaval

Com a folia da capital paulista deixando Salvador, Olinda e Recife comendo poeira, o iG Gente selecionou os 10 blocos de rua mais concorridos entre os carnavalescos.  

  • Bloco Largadinho (09/03)
Claudia Leitte agita carnaval de SP
Reprodução / Facebook
Claudia Leitte agita carnaval de SP

Tradicional bloco de Salvador, o Largadinho chegou a São Paulo em 2018. Em seu debut na capital paulista, segundo a assessoria do trio elétrico , mais de 2 milhões de pessoas se embalaram nos sucessos de Claudia Leitte, na Avenida 23 de Maio.

Contando com a presença da cantora, como de praxe, este ano o Largadinho têm novo endereço, a Avenida Tiradentes, com intenção de dobrar o tamanho da festa.    

  • Acadêmicos do Baixo Augusta (24/02)
Alessandra Negrini é presença confirmada na folia
Reprodução / Facebook
Alessandra Negrini é presença confirmada na folia

Tradicional bloco de São Paulo, o Baixo Augusta existe desde 2009. Sempre com intenção de celebrar a diversidade e a rica cultura local, segundo o site oficial do evento, em 2018, o bloco de rua reuniu mais de 1 milhão de pessoas em seu desfile.

Sempre fazendo críticas sociais, a confraria já festejou sob os temas “A Cidade É Nossa” e “É Proibido Proibir. Com desfile garantido na rua homônima a seu nome, a organização que completou 10 anos em 2019 celebrará sua existência com muita música e presença de famosos, como Alessandra Negrini e entre outras.

  • Casa Comigo (23/02)
Blocos tradicionais lotam capital paulista
Reprodução / Facebook
Blocos tradicionais lotam capital paulista

Em 2013 a capital paulista ganhava um de seus mais concorridos blocos, o Casa Comigo. Nascido de uma ideia de amigos, segundo a organização, em 2018, foram mais de 1 milhão de noivos e noivas que desfilaram pela Avenida Faria Lima rumo ao “altar”.

Consagrado na folia de São Paulo, este ano o trio elétrico contará com a presença da cantora Mariana Aydar e da atriz Fernanda Paes Leme. Em seu evento no Facebook, a confraria já conta com mais de 100 mil foliões interessados em seu desfile.

  • Tarado Ni Você (02/03)
Bandeira do Tarado Ni Você
Reprodução / Facebook
Bandeira do Tarado Ni Você

Homenageando Caetano Veloso, um do maiores músicos do Brasil, o bloco Tarado Ni Você não poderia ficar fora dessa. Em suas edições passadas, como em 2015, ele reuniu mais de 20 mil pessoas. Sempre tocando brasilidades, em 2018, o trio recebeu seu ídolo inspirador e atraiu mais de 100 mil pessoas à sua concentração.

Sem a confirmação de Caetano para 2019, o evento no Facebook já conta com mais de 30 mil interessados.

  • Agrada Gregos (02/03)
Selo do bloco Agrada Gregos
Reprodução / Facebook
Selo do bloco Agrada Gregos

Tendo sua estreia em 2016, o trio elétrico reuniu mais de 18 mil foliões, tornando-se um dos 10 maiores blocos da cidade. Sempre trazendo famosos, como Gretchen, Lorena Simpson, Lia Clark, Valesca Popozuda, Aretuza Lovi e muito mais, em 2018, o trio reuniu cerca de 500 mil pessoas.

Com milhares de interessados no evento oficial criado no Facebook, o bloco de rua promete ser um dos mais concorridos deste ano.

  • Minhoqueens (02/03)
Logo do bloco Minhoqueens
Reprodução / Facebook
Logo do bloco Minhoqueens

Sob o lema “Respeito é bom e a gente gosta”, o Minhoqueens, que tradicionalmente desfila no Minhocão, também têm altas expectativas ano após ano. Sempre levando os artistas brasileiros para apoiar a arte nacional, o bloco atrai jovens de todos os tipos. Para 2018, a expectativa é que o trio embale mais de 30 mil foliões.

  • Sargento Pimenta (23/02) 
Bloco Sargento Pimenta é inspirado no grupo musical lendário
Reprodução / Facebook
Bloco Sargento Pimenta é inspirado no grupo musical lendário

Fundado em 2010, o Sargento Pimento têm como referência o álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, e um repertório inteiro baseado na banda The Beatles. Apesar de ter poucos números divulgados, como de praxe, o bloco ganha destaque na programação da folia de São Paulo.

Segundo a assessoria da agremiação, em 2015 e 2016, o público foi calculado em 180 mil pessoas. Este ano, com mais de 40 mil interessados no Facebook, a festa espera atrair o dobro da máxima registrada.

  • Bangalafumenga (02/03)
Bangalafumenga é um dos blocos mais esperados do carnaval
Reprodução / Facebook
Bangalafumenga é um dos blocos mais esperados do carnaval

Completando 20 anos de existência, o Bangalafumenga, bloco que se concentra entre a Faria Lima e a Juscelino Kubitschek, na Zona Oeste de São Paulo, se prepara para um de seus maiores desfiles, com direito 240 percussionistas e a cantora Maria Rita.

Com um posicionamento privilegiado na programação oficial da folia em São Paulo, o trio têm expectativa de embalar uma grande massa de foliões. No Facebook, mais de cinco mil pessoas se comprometeram a participar da festa.

  • Vou de Táxi (23/02)
Bloco vou de Táxi em 2018
Reprodução / Facebook
Bloco vou de Táxi em 2018

Em 2018 o Vou de Táxi, inspirado na canção icônica de Angélica, lotou a avenida 23 de maio. Em seu saldo total, a lotação foi de 1 milhão de pessoas. Este ano, o bloco se hospedará na Faria Lima, mas a expectativa é alta. Em seu evento no Facebook, mais de 5 mil pessoas confirmaram presença.

  • Ritaleena (23/02)
Bloco Ritaleena em 2018
Reprodução / Facebook
Bloco Ritaleena em 2018

Leia também: Bloco inspirado em Rita Lee comemora cinco anos se expandindo no Carnaval de SP

Mesclando os clássicos da roqueira com as marchinhas, bloco de carnaval Ritaleena é um dos mais esperados para a folia de 2019. Ano passado, a brincadeira aconteceu em Pinheiros e na Mooca, em São Paulo. Este ano, o desfile, que segundo a assessoria do evento já reuniu 30 mil foliões, expande mais um pouco também seguindo o cortejo para o bairro Ipiranga.