Tamanho do texto

Escola de samba foi consagrada a grande campeão do carnaval carioca; disputa acirrada aconteceu entre Viradouro, Mangueira e Vila Isabel

Após uma apuração recheada de suspense, a Estação Primeira de Mangueira consagrou-se a grande campeã do carnaval carioca de 2019.  Detentora de 20 títulos, ela é segunda agremiação que mais ganhou, logo atrás da Portela. 

Leia também: Nem tão peladas! Destaques do Carnaval deixam a nudez de lado em 2019

Mangueira é consagrada a grande campeã do carnaval carioca
Riotur/divulgação
Mangueira é consagrada a grande campeã do carnaval carioca

Antes mesmo do término da apuração, o 9.9 no quesito Fantasia definiu a Estação Primeira de Mangueira como a vencedora do ano. Quando a nota foi divulgada, uma sucessão de gritos de comemoração puderam ser ouvidos na Praça da Apoteóse.  

Leia também: Ana Hickmann, Isis Valverde e os famosos que estão fugindo do agito do carnaval

Sem conquistar o primeiro lugar desde 2016, os representantes da escola de samba demonstrarão um misto de emoções ao conferir o resultado. Em entrevista à Globo uma passista relembrou o tema da agremiação, que recontou a história do Brasil mostrando a resistência dos índios e do povo negro na sociedade.

"Esse título é dos verdadeiros desbravadores, dos donos da história deste país. Essa vitória é do povo preto", disse a passista em um pico de animação.

Por outro lado, mais contido, Carlinhos de Jesus, o reconhecido pandeiro de ouro da escola de samba, declamou: "Eu venho ano após ano desfilando no carnaval como Estandarte de Ouro e Pandeiro Ouro, é muito orgulho no coração. Tudo acontece em seu devido tempo".

Marquinhos Art'Samba, intérprete da agremiação, em meio a rouquidão de tanta emoção, expressou sua felicidade de maneira mais sucinta. "Obrigado por tudo, todos que participaram obrigado de verdade. Eu estou emocionado por tudo isso", disse. Em seguida, o cantor tentou entoar o samba enredo da escola, mas não conseguiu, então a canção foi puxada por outros representantes que estavam presentes no momento. 

Leia também: Climão, ‘forrozin’ e noivado! Veja o que rolou na cobertura do carnaval na TV

Enquanto a alta cúpula da Mangueira subia ao palanque para posar junto ao troféu, que pesa 13KG, outro representante da escola festejou: "A mangueira estava esperando este título há muito tempo, foi muita luta, muita batalha, mas o sangue verde e rosa prevaleceu", finalizou.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas