Tamanho do texto

Os protestos políticos estarão presentes nos desfiles de algumas escolas, assim como as musas, as rainhas de bateria em dose dupla e muito mais

O carnaval está chegando e a contagem regressiva já começou, mas enquanto a folia não chega, decidimos separar algumas coisas que os foliões poderão ver em 2019 que no ano passado, por exemplo, não puderam ver.

Leia também: Salgueiro aposta carnaval 2019 em enredo sobre Xangô, o orixá da justiça

O que veremos no carnaval de 2019?
Reprodução/Flickr
O que veremos no carnaval de 2019?


Os protestos políticos estarão em peso na avenida, tanto no Rio, quanto em São Paulo, as musas também. Mas, e além disso? O que poderemos ver no carnaval deste ano? Confira

Protestos políticos

Os protestos políticos estarão presentes na avenida
Ismael Toledo
Os protestos políticos estarão presentes na avenida


Mais um ano os protestos políticas estarão presentes no Sambódromo do Anhembi e na Marquês de Sapucaí. Em São Paulo, a Águia de Ouro, que desfila no sábado (02), escolheu o enredo “Brasil, eu quero falar de você! Que país é esse!”. O público pode esperar uma crítica a exploração das riquezas do país causada pela ganância, para os problemas de corrupção e um pedido para o fim dos roubos à nação.

A Grande Rio também aposta em tema político para cruzar a Sapucaí e falará de assuntos que envolvem educação, convivência e o famoso “jeitinho brasileiro”. A também carioca Imperatriz Leopoldinense entrará na avenida com o enredo “Me dá um dinheiro aí”, em um uma crítica bem-humorada a respeito dos problemas que envolvem a corrupção a ambição.

A Paraíso do Tuiuti fará uma representação política em forma de homenagem ao bode Ioiô, famoso em Fortaleza. O bode foi eleito vereador em 1922 como um protesto da população pela insatisfação com a política na época. A escola vai levar mais críticas em seu desfile.

Dupla jornada de famosas

Viviane Araújo e mais famosas farão jornada dupla na avenida
Reprodução/Instagram
Viviane Araújo e mais famosas farão jornada dupla na avenida


Se desfilar em uma escola de samba já dá trabalho, imagina em duas? Algumas rainhas de bateria e musas das escolas de samba de São Paulo vão começara folia no Anhembi e terminar na Sapucaí.

É o caso de Viviane Araújo, que na sexta-feira (01) desfila na frente da bateria da Mancha Verde e, dois dias depois representará o Salgueiro no Rio. Sabrina Sato também terá essa maratona. No sábado ela fecha os desfiles de São Paulo pela Gaviões da Fiel e na segunda-feira (04) poderá ser vista na Unidos de Vila Isabel.

Leia também:  Grande Rio e a tradição de grandes (e famosas) rainhas de bateria

Camila Silva, rainha de bateria da Vai-Vai, desfila pela escola de samba paulista no sábado (02) e na segunda-feira (04) encerra os desfiles da Rio de Janeiro com a Mocidade Independente.

Lívia Andrade será madrinha na Império de Casa Verde, que desfila na sexta-feira (01), mas depois de sair do Anhembi, a apresentadora vai para o Rio, onde é musa da Paraíso do Tuiui. 

Carnaval de São Paulo como protagonista

Carnaval de São Paulo será protagonista em 2019
Paulo Pinto / LIGASP / Fotos Públicas
Carnaval de São Paulo será protagonista em 2019


A prefeitura do Rio vem cortando cada vez mais as verbas para os desfiles na Sapucaí e o resultado disso é um carnaval mais pobre e menos luxuoso. Ao contrário disso, as agremiações de São Paulo estão recebendo cada vez mais investimentos e devem fazer desfiles mais ricos, o que não significa que a folia paulista esteja maior do que o carioca.

No carnaval de rua a história é a mesma. Os blocos de São Paulo estão cada vez mais estruturados e com mais dinheiro, ao contrário do famosos bloquinhos cariocas.

Cinema no Anhembi

Império de Casa Verde levará o cinema para o sambódromo
Divulgação
Império de Casa Verde levará o cinema para o sambódromo


Na sexta-feira (01), a Império de Casa Verde, escola da Zona Norte de São Paulo, levará para o Anhembi o enredo “O Império contra-ataca”, título homônimo do clássico da série “Star Wars”, para falar sobre os 124 anos do cinema neste carnaval.

Sensualidade

Muitas musas estarão presentes neste carnaval
Reprodução / Instagram
Muitas musas estarão presentes neste carnaval


É claro que a sensualidade não pode faltar nos desfiles tanto do Rio quanto de São Paulo. Além de rainhas pra lá de sensuais como Viviane Aráujo, Juju Salimeni, Gracyanne Barbosa, Ellen Roche, entre outras, também poderemos ver muitas musas.

Homenagens a artistas

Arlindo Cruz e mais artistas serão homenageados no carnaval
Divulgação / Rede Globo
Arlindo Cruz e mais artistas serão homenageados no carnaval


Como é de costume, muitas escolas levarão para avenida homenagens à artistas. Em São Paulo, a X9 Paulistana falará sobre Arlindo Cruz durante seu desfile. Já no Rio, a Portela falará sobre Clara Nunes,  destacando a diversidade e a atualidade de sua biografia e do seu repertório.

Gonzaguinha também será homenageado durante os desfiles do Rio. A Império Serrano levará para a Sapucaí o enredo “E a Vida, e a Vida o que é? Diga lá meu irmão!”.

Reedição de sambas

Gaviões da Fiel e São Clemente vão reeditar sambas neste carnaval
Divulgação
Gaviões da Fiel e São Clemente vão reeditar sambas neste carnaval


Nesse ano teremos duas reedições de samba na avenida: a Gaviões da Fiel, em São Paulo, e a São Clemente, no Rio de Janeiro. As duas decidiram apostar em sucessos anteriores.

Enquanto a Gaviões reeditará o samba “A saliva do santo e o veneno da serpente”, que em 1994 contou a história, lendas, benefícios e malefícios do tabaco,a São Clemente relembrará “E o samba sambou”, de 1990, uma crítica bem-humorada à mercantilização do samba.

Sabrina Sato promovida

Sabrina Sato será rainha de bateria da Gaviões da Fiel pela primeira vez
Reprodução
Sabrina Sato será rainha de bateria da Gaviões da Fiel pela primeira vez


Sabrina Sato já é rainha de bateria na Vila Isabel, no Rio de Janeiro, há quase dez anos. Além disso, ela desfila na Gaviões da Fiel, em São Paulo, Sabrina desfila no posto de madrinha desde 2010, mas neste ano a mãe de Zoe foi promovida ao posto de rainha.

Depois da saída de Tati Minerato, que reinou por muitos anos, a escolhida para ocupar seu lugar foi Sabrina. Ou seja, esse ano teremos a estreia da apresentadora como rainha no Anhembi.

Ivete Sangalo de volta

Ivete Sangalo está de volta ao carnaval
Rafa Mattei/divulgação
Ivete Sangalo está de volta ao carnaval


Quem aí sentiu falta de Ivete Sangalo ano passado? Na folia 2019 a cantora, que deu à luz em plena folia, se apresentará em seus famosos trio elétricos para fazer a alegria dos foliões. Em Salvador, por exemplo, Veveta estará no Bloco Coruja.

Máscaras campeãs de vendas

Máscaras com rosto de Fábio Assunção
Reprodução/Twitter
Máscaras com rosto de Fábio Assunção


Quem também está bombando desde antes dos bloquinhos começarem, diga-se de passagem, são as famosas máscaras para curtir a folia em festas, blocos e na avenida.

Leia também: De fora? Confira tudo que aconteceu no primeiro dia de pré-carnaval em São Paulo

A máscara com o rosto de Fábio Assunção é a mais procurada no carnaval . Apesar de ser alvo de algumas críticas, muitos foliões resolveram "ativar o modo Fábio Assunção". O acessório com o rosto de Sérgio Moro também é bem encontrada por aí, assim como as peças da série "La Casa de Papel", usada até mesmo por Fátima Bernardes