Cantores, religiões, cidades e muito mais serão homenageados nos enredos das escolas de samba. Saiba quais devem fazer sucesso no sambódromo

Os compositores dos enredos das escolas de samba estão inspirados e vão abordar vários temas no carnaval 2017. Cantores serão homenageados, assim como religiões, cidades, regiões, países e estilos musicais. Tem para todos os gostos.

Leia mais: Maurício Mattar vira compositor de enredos e cai no samba

Escolas prometem enredos envolventes em 2017
Alexandre Macieira/ Riotur
Escolas prometem enredos envolventes em 2017


Veja quais os enredos que devem se destacar no sambódromo:

Rio de Janeiro

Grande Rio




Ninguém menos que Ivete Sangalo será homenageada pela Grande Rio . A escola de samba, que reúne vários globais todos os anos, vai contar a trajetória da cantora com o enredo "Hoje é dia de Ivete". Claro que ela estará presente, desfilando na Marquês de Sapucaí (assista ao clipe oficial acima).

Leia mais: Mãe Menininha do Gantois será homenageada pela Vai-Vai

Unidos da Tijuca

Os compositores não ficam de fora das homenagens. A Unidos da Tijuca une Pixinguinha e Louis Armstrong no enredo "Música na alma, inspiração de uma nação" ( ouça ), falando da trajetória e do encontro dos dois em 1957.

Viviane Araújo voltará a brilhar na avenida
Reprodução/Instagram
Viviane Araújo voltará a brilhar na avenida

Salgueiro

Com Viviane Araújo na avenida, o Salgueiro traz "A Divina Comédia do Carnaval" ( ouça ), adaptando a obra de Dante Alighieri para o calor do Rio de Janeiro, incentivando o folião a esquecer o Inferno e se entregar à festa. 

Leia mais:  Homenageada em 2017, Ivete Sangalo solta a voz em samba enredo da Grande Rio

Imperatriz Leopoldinense
Os índios não foram esquecidos e vão levar o colorido dos cocares e de sua cultura com "Xingu, o clamor que vem da floresta" ( escute ), enredo da agremiação. A letra desagradou os donos de terra - a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu emitiu nota acusando a escola de fazer show de sensacionalismo e ataques infundados".

Mocidade Independente de Padre Miguel
Quem espera ver algo internacional na Sapucaí conta com "As mil e uma noites de uma 'Mocidade' prá lá de Marrakech" ( ouça ), da Mocidade Independente de Padre Miguel, que pretende encenar um econto árabe, trazendo as histórias de Sherazade e a cultura da Arábia para os cariocas e turistas que estiverem assistindo.

São Paulo

Tom Maior

Não é só Ivete Sangalo que será homenageada com um enredo só para ela. Em São Paulo, a Tom Maior vai marcar sua volta ao Grupo Especial relembrando a vida e carreira de outra cantora importante para a música brasileira. “Elba Ramalho canta em oração o folclore do nordeste” ( ouça ) é o título da composição.

Dragões da Real

Falando nas cantoras, a região em que elas nasceram também será tema no sambódromo do Anhembi. A Dragões da Real fraz referência ao Nordeste com o enredo "Dragões canta Asa Branca" ( ouça ) música de Luiz Gonzaga que é uma das mais marcantes quando se pensa no povo nordestino.

Acadêmicos do Tucuruvi

Polêmica com grafites agita São Paulo
Reprodução/Instagram
Polêmica com grafites agita São Paulo

O enredo da Acadêmicos do Tucuruvi foi definido bem antes de toda a polêmica das últimas semanas, causada pela decisão do atual prefeito João Dória de apagar os grafites na Avenida 23 de maio. A agremiação vai falar dos artistas urbanos como os grafiteiros, com o tema "Meu palco é a rua" ( ouça ).

Vai-Vai
A cultura afro-brasileira não poderia ficar de fora e será abordada no enredo da Vai-Vai, com "No Xirê do Anhembi, a Oxum mais bonita surgiu... Menininha, mãe da Bahia - Ialorixá do Brasil" ( ouça ), que homenageia a mãe de santo Mãe Menininha do Gantois.

Unidos de Vila Maria
Quem acha que na avenida não tem espaço para outras religiões além das de matriz africanas pode se surpreender com a Unidos de Vila Maria, que aposta em “Aparecida, a Rainha do Brasil. 300 anos de amor e fé no coração do povo brasileiro” ( ouça ), que teve até autorização da Igreja Católica para usar imagens religiosas na festa tida como pagã.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.