Onça Juma, orca Tilikum e gorila Harambe serão homenageados pela Águia de Ouro; escola será a última escola a se apresentar no sábado (24)

Luisa Mell, conhecida por seu ativismo nos direitos dos animais, irá desfilar pela Águia de Ouro, com um samba enredo que irá homenagear os animais. Em especial, a onça Juma, a orca Tilikum e o gorila Harambe, todos mortos injustamente e que comoveram o mundo.

Leia mais: Ivete Sangalo e Elba Ramalho movem Grande Rio e Tom Maior no Carnaval 2017

Luisa Mell será a musa protetora dos animais da Águia de Ouro
Leonardo Benassatto/Misasi
Luisa Mell será a musa protetora dos animais da Águia de Ouro

De acordo com o carnavalesco da escola, Amarildo de Mello, a ideia das homenagens é fazer cada vez mais pessoas refletirem sobre como é grande o sofrimento de um animal não estar em seu habitat natural, chegando muitas vezes à sua fatalidade. Para fazer jus ao seu samba-enredo, a escola não trará nenhuma pluma em sua apresentação. Amarildo conta que teve muito trabalho para desenvolver alternativas, como, por exemplo, utilizar elementos feitos de garrafas pet.

Leia mais: Wanessa Camargo vibra: "Sempre quis desfilar na Mocidade, ninguém me convidava"

“Picadeiro não é mata, piscina não é oceano ”, ressalta ao justificar a importância de se tratar desse tema. A intenção da escola ao abolir o uso de materiais com origem animal em suas fantasias e alegorias é mostrar que é possível fazer um carnaval sem que seja necessário maltratar os animais para isso. “O carnaval também pode mostrar seu respeito aos animais, realizando uma festa linda e digna”, afirmou Luisa Mell.

Homenageados

Luisa Mell é um dos destaques da Águia de Ouro em 2017
TV foco
Luisa Mell é um dos destaques da Águia de Ouro em 2017

Os três principais homenageados serão a onça Juma, mascote oficial do Exército Brasileiro, que foi morta com um tiro após avançar em um soldado, depois da passagem da tocha na cidade de Manaus, nas festividades das Olimpíadas de 2016; o gorila Harambe, que foi morto no zoológico de Cincinnati, em Ohio, Estados Unidos, após ter agarrado um menino de 4 anos que caiu em seu cativeiro; e a orca Tilikum, que morreu no mês passado, após uma vida inteira no SeaWorld.

Leia mais: "Frio na barriga sempre vai existir", diz Paloma Bernardi, rainha da Grande Rio

Com Luisa Mell como musa, a Águia de Ouro será a última escola a entrar no Sambódromo do Anhembi na noite de sábado (24).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.