Atriz de Porto Alegre já tinha pensando em desfilar no carnaval, mas nunca imaginou que ganharia espaço na tradição de Madureira

Mariana Peterson
Paulo Marcos
Mariana Peterson

A novidade pegou muita gente de surpresa, mas ninguém ficou mais espantado que a própria Mariana Petersen ao saber que tinha sido escolhida para ser uma das musas da Portela no desfile de 2012. A atriz de 26 anos, que sequer imaginava um dia defender as cores de uma escola tão tradicional como a azul e branco de Madureira, mal teve tempo de se recuperar do choque. Sua beleza a faz ser comparada com Ana Paula Arósio . “Me chamam de Arósio da Portela”, diz Mariana, ansiosa com o domingo, 19 de fevereiro, quando a Portela entra na avenida para mostrar o enredo “… E o Povo na Rua Cantando. É feito uma Reza, um Ritual”.

Mariana nasceu no Rio, mas cresceu em Porto Alegre. Lá ela acompanhava o carnaval local, mas sonhava mesmo era em desfilar na Marquês de Sapucaí , participando da festa colorida que via pela televisão. “Olhava os carros, as passistas, as pessoas felizes e pensava no quanto gostaria de sair na avenida”, lembra a atriz, que garante que tem samba no pé à altura do novo posto. “Sei sambar sim e bem”, avisa.

Há poucos meses no Rio, Mariana já se adaptou à vida na cidade, que visitava todos os anos. Tem amigos, vai à praia, adora a happy hour dos barzinhos, mas morre de saudades da família no Sul. Em Porto Alegre também ficou o ex-namorado, com quem a atriz manteve um relacionamento de oito anos. Com o coração fechado para balanço, a musa só quer saber de trabalho. “No momento, quero me dedicar à carreira”, diz.

Envolvida com o mundo das artes desde criança, Mariana começou a estudar teatro com 11 anos, mas parou no final da adolescência e no começo da faculdade de nutrição, que cursou até o sexto período. Enquanto a vida profissional não engrena, ela faz aulas de interpretação e se prepara para brilhar no Sambódromo. Os desafios são muitos. Além de desconhecida no mundo do samba, Mariana tem uma concorrência dura: são dezenas de madrinhas, rainhas, princesas e musas como ela na avenida. Só na Portela há a rainha da bateria Sheron Menezzes e as musas Juliana Diniz , Vânia Love , Shayene Cesário e Miriam Barreto , todas com experiência em brilhar e encantar o público.

Mas se depender de força de vontade, a moça com rosto de bonequinha chega lá. Mariana planeja se dedicar com afinco para honrar as cores da escola, tanto com o samba na ponta da língua quanto com o físico em forma para aguentar a correria até o grande dia.

Make: Rita Vasques / Produção: Rosane Amora/ Mariana veste Look 1: Vestido prata MR, cabeça e brincos acervo, Peep toe Arezzo; Look 2: Biquíni branco Menina do Rio, Sandália amarela Santa Lolla, brincos 18K; Look 3: Biquíni preto Menina do Rio, top preto Lei Básica, Arco acervo, anel Metally e sandália Miesko.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.