Assistente de palco do Caldeirão do Huck, rainha da Estácio de Sá pela segunda vez consecutiva fala da preparação para a Sapucaí

Luana Bandeira
Paulo Marcos
Luana Bandeira

São 7h30 e a rainha da bateria da Estácio de Sá, Luana Bandeira , 24 anos, pergunta se ainda dá tempo de comer alguma coisa antes de posar para a equipe do iG , na praia do Leme, zona sul do Rio. A produtora lhe oferece uma água de coco. Com um sorriso maroto a mulata aponta para a feira em frente à praia e pergunta: “Não pode ser um pastel de queijo e um caldo de cana?”.

Indo para o segundo ano no posto de rainha, Luana, que também é assistente de palco do Caldeirão do Huck , não foge a regra apenas no quesito “preparação” quando se fala no título mais disputado do carnaval. Ao contrário da maioria das rainhas que amargaram o nervosismo por conta própria, ela já teve até o apoio de Luma de Oliveira , homenageada pelo enredo da escola no último carnaval. “Para mim é uma honra seguir os passos de Luma, porque ela é uma mulher histórica, uma rainha maravilhosa que representa muito bem o nosso carnaval. Então é uma responsabilidade grande, mas estou treinando para isso”, diz Luana.


Luana Bandeira
Paulo Marcos
Luana Bandeira

A experiência de Luana no carnaval tem sido uma grande aliada para espantar qualquer tipo de pressão psicológica. O amor da dançarina pela maior festa do mundo vem de berço. Quando pequena, sua mãe costumava levá-la aos pagodes que frequentava e dizia que mesmo antes de andar ela já mexia os pezinhos quando ouvia uma batucada. Aos 13 anos a carioca começou a sair no bloco Badalo, em Santa Teresa, e não parou mais. Passou a frequentar as quadras da Estácio e do Salgueiro até participar – e ganhar – o concurso de Musa do Carnaval 2011, no programa Caldeirão do Huck. O sucesso foi tanto que logo Luana conquistou um papel fixo como assistente de palco.

Quando o assunto é ser rainha da Estácio, ela é incisiva ao afirmar que apesar da alegria que o título lhe rendeu, nunca tratou o cargo como uma meta. “Disse ao presidente que sou estaciana desde pequena e que se ele quiser me colocar para empurrar carro eu vou empurrar”, conta ela, que precisou vencer a timidez para desfilar de biquíni.

Luana Bandeira
Paulo Marcos
Luana Bandeira
Luana promete honrar o posto mais uma vez. “Entendi que o carnaval para ela não é só estar ao lado da bateria. Ela também acompanha a escola, vai ao barracão. Você precisa estar entrosada com a bateria, os componentes, ter conhecimento até sobre os carros. Achei muito legal ela se preocupar com o todo”, diz a rainha.

Além da relação com a escola, Luana também vem investindo nos cuidados de beleza para o grande dia. Mas sem muitos sacrifícios. “Tento ir à academia, mas não consigo. Às vezes fico três semanas sem ir. A minha preparação física é capoeira, que me dá um gás legal. Faço duas vezes por semana, há mais de dez anos. E gosto muito de sambar. Lá na avenida é chão, tem que ter fôlego pra aguentar”, conta ela, que costuma beber muita água um dia antes do desfile.

Para cuidar do cabelão – ela confessa que usa megahair – Luana faz massagem duas vezes por semana e aplica leave in com frequência. Ela procura manter a pele sempre limpa e tonificada, e diz que evita comer “besteiras”, mas não consegue. “Gosto de bolo, doces, pão de queijo, adoro essas coisas. Sou apaixonada por batata frita, não resisto mesmo. Você viu o pastel, né?”, diz, aos risos.

Luana Bandeira
Paulo Marcos
Luana Bandeira
“Eu agradeço a Deus pela minha genética porque se fosse para ter facilidade de engordar seria gordinha com certeza”, completa Luana, que é dona de medidas invejáveis e tem a pele lisinha, sem nenhuma celulite aparente. Questionada se pretende colocar silicone é enfática: “Não sou muito fã de cirurgias. Meu seio é pequeno e não me importo. Só mexo no dia que tiver necessidade”, afirma ela.

Mesmo com todas as atenções voltadas para ela agora que desfilará como rainha, Luana garante que o namorado não tem ciúmes. “Ele sente um pouco, normal, mas nada além disso. Até porque ele é da bateria da Estácio e cresceu no samba, então entende”, diz ela.

24 anos
1,63 m
56 kg
Cintura: 67 cm
Busto: 82 cm
Quadril: 101 cm

Make: Arianna Costa / Produção (Rosane Amora, assistente Leila Fabiano): Look 1 (escultura): Biquíni de onça Menina do Rio, Brincos 18K, Sandália e bolero Victor Dzenk, Pulseiras acervo; Look2 (feira): biquíni coral PH, Sandália Miezko, Brincos e pulseiras acervo, Boá acervo; Look 3 (Praia): Biquíni PH, Short-saia Colcci, Flores e pulseiras acervo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.