Rio de Janeiro

enhanced by Google
 

Janaína Azevedo: a "Passista iG Rio 2012" é da Portela

Com quase cem mil votos, mulata desbanca outras onze candidatas em votação recorde. Veja ensaio exclusivo e assista aos vídeos

Valmir Moratelli, iG Rio de Janeiro | 13/02/2012 16:47

Texto:

Foto: Paulo Marcos

Janaína Azevedo, a "Passista iG Rio 2012"

VEJA TODAS AS FOTOS DE JANAÍNA AZEVEDO NO CARNAVAL

Janaína Azevedo está sorrindo à toa. Virou uma celebridade da noite para o dia - tanto na empresa em que trabalha, como na quadra que frequenta. A Portelense foi eleita “Passista iG Rio 2012” , desbancando outras onze candidatas das agremiações do Rio de Janeiro, com surpreendentes 97.747 votos. A passista é conhecida como Jana Pimentinha.

 

 

Ostentando a faixa exclusiva do concurso, Janaína, de 33 anos, posa para este ensaio exclusivo. As fotos foram feitas na novíssima quadra da Portela, recentemente inaugurada. “Nem a rainha Sheron Menezzes fez fotos aqui. Este é o primeiro ensaio fotográfico e já para uma campeã. Começamos com pé-quente”, avisa o porteiro da quadra.

A reportagem do iG acompanhou a passista campeã no último ensaio técnico da Portela na Sapucaí, no sábado (11). Já com a faixa, Janaína posou para fotos, deu entrevistas (assista ao vídeo a seguir) e sambou ao lado de outras musas da escola de Madureira. Sheron, ao saber que a “Passista iG Rio 2012” é da sua escola, fez questão de chamá-la para, ainda na concentração, sambar ao lado dos ritmistas. “Eu empresto a minha bateria para ela, claro”, disse.

Meta de vitória

Mas a vitória não veio fácil. Janaína trabalha como secretária em uma empresa de petróleo e gás. Foi com a ajuda dos amigos e mobilização de todos que conseguiu sair na frente na votação. “Sempre fui popular, faço bagunça onde quer que eu chegue. Comentei por alto com uns amigos que estava participando do concurso. Isso se espalhou de tal forma, que até as mulheres dos empregados da empresa me mandaram mensagens de apoio”, conta Janaína, eleita com o triplo de votos em relação à segunda colocada.

Foi uma votação de respeito. Mais de 216 mil votos em 17 dias, período em que os internautas puderam eleger qual é sua passista preferida.

Saiba tudo sobre o carnaval do Rio

A vitória da mulata se tornou meta principal de todos. “O presidente da empresa mandou mensagem aos funcionários dizendo para perderem cinco minutos de seu dia para votarem em mim. O estagiário Heraldo e o meu amigo Capute, coronel da FAB (Força Aérea Brasileira), distribuíram papeis explicando como votar”, continua ela, pedindo para citar os nomes dos envolvidos. "Toda a comunidade me ajudou, o meu personal trainer Alan, o atelier de fantasias do Ari Mesquita, o povo todo do trabalho, é tanta gente... Estou muito feliz", lista a musa.

Formada em secretariado, Janaína mora em Olaria, bairro do subúrbio carioca. Tem uma filha de 3 anos, Lunna Chyara. “Ela ficou toda feliz quando eu contei que traria a faixa para casa”, diz. Sucesso não só com a comunidade, a passista morou por dez anos na Itália, trabalhando em uma companhia teatral de danças latinas.

Foto: Paulo Marcos

Janaína Azevedo, a "Passista iG Rio 2012"

Vida no carnaval

Ela é passista da Portela há dois anos, mas seu carnaval inesquecível foi o de 2008, quando foi rainha do bloco Areia do Leblon. “Sambei muito, no final do dia tive dores fortes, muita cólica. Fui ao médico e descobri que estava grávida”, relembra.

Como “Passista iG Rio 2012”, Janaína quer se dedicar ainda mais ao carnaval e à paixão pela Portela. “O samba é maravilhoso. Tivemos ano passado um desfile com dificuldades, devido ao incêndio no barracão, mas agora é a hora de mostrar a garra e a determinação. Vamos vir com tudo”, diz.

Anota aí: a Portela é a segunda escola a desfilar no domingo (19) com o enredo “E o Povo na Rua Cantando. É Feito uma Reza, um Ritual...”, uma homenagem à Bahia, do carnavalesco Paulo Menezes.

<span>Janaína Azevedo, a &quot;Passista iG Rio 2012&quot;</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a &quot;Passista iG Rio 2012&quot;</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <strong>Publicidade</strong> <span>Janaína Azevedo, a &quot;Passista iG Rio 2012&quot;</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a &quot;Passista iG Rio 2012&quot;</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a &quot;Passista iG Rio 2012&quot;</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a &quot;Passista iG Rio 2012&quot;</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a &quot;Passista iG Rio 2012&quot;</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a &quot;Passista iG Rio 2012&quot;</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a "Passista iG Rio 2012"</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a "Passista iG Rio 2012"</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a "Passista iG Rio 2012"</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a "Passista iG Rio 2012"</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a "Passista iG Rio 2012"</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a "Passista iG Rio 2012"</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a "Passista iG Rio 2012"</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a "Passista iG Rio 2012"</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a "Passista iG Rio 2012"</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a &quot;Passista iG Rio 2012&quot;</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong> <span>Janaína Azevedo, a &quot;Passista iG Rio 2012&quot;</span> - <strong>Foto: Paulo Marcos</strong>

 

VEJA TODAS AS FOTOS DE JANAÍNA AZEVEDO NO CARNAVAL

33 anos
59 kg
1,70 m
Busto: 90 cm
Cintura: 62 cm
Quadril: 106 cm

Produção: Ana Luiza Veiga / Make: Sidnei Oliveira / Agradecimentos: Escola de Samba Portela, Fiszpan, Leila Rodrigues, Karamello, Ki Korpo e My Place

 

Texto:

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo