Rio de Janeiro

enhanced by Google
 

Blocos de carnaval atraíram 5,3 milhões de foliões no Rio

Número superou em aproximadamente 500 mil o público registrado no ano passado

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro | 27/02/2012 18:12

Texto:

Foto: Fernando Maia/Riotur Ampliar

Desfile do Monobloco atraiu 500 mil pessoas ao centro do Rio de Janeiro no último domingo (26)

Os blocos de rua atraíram 5,3 milhões de foliões durante o carnaval carioca. O número foi divulgado nesta segunda-feira (27) pelo secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello. O total apresentado tem como base o período de 13 a 26 de fevereiro, quando desfilaram 425 blocos pela cidade.

Foto: Fernando Maia/Riotur Ampliar

O desfile do Monobloco ocorreu na Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro

O público registrado neste carnaval superou em aproximadamente 500 mil o número do ano passado – 4,8 milhões. Os desfiles que atraíram os maiores números de foliões foram os do Cordão da Bola Preta (2,2 milhões), Monobloco (500 mil), Afroreggae (400 mil), Bloco da Preta (250 mil) e Simpatia é Quase Amor (150 mil).

Como no ano passado, o centro do Rio de Janeiro foi o local que mais concentrou foliões: 3,3 milhões. Em seguida, veio a zona sul da cidade, com 1,5 milhão. Novos blocos não vão ser autorizados a desfilar nessa região – essencialmente residencial – no próximo carnaval, segundo o secretário Figueira de Mello. A medida já havia sido adotada para este ano e será seguida em 2013.

Turismo e renda

De acordo com o levantamento feito pela Riotur, 1,144 milhões de turistas visitaram o Rio de Janeiro no período da folia. Desse total, 32% era composto por estrangeiros. A receita gerada pelo turismo durante o carnaval foi de aproximadamente 650 milhões de dólares.

A taxa de ocupação hoteleira na capital fluminense chegou a 95%. O centro foi o local mais procurado, com 99,16% dos quartos ocupados, seguido da região que compreende os bairros do Flamengo, Catete e Botafogo (98,66%). Leme e Copacabana registraram índice de 94,45%. Ipanema e Leblon tiveram ocupação de 93,81%. Barra da Tijuca e São Conrado registraram 89,80%.

Texto:

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo