Esbanjando beleza, apresentadora do Vídeo Show fará sua estreia como rainha de bateria da Grande Rio

nullDas cinzas ressurge uma escola de samba com força para voltar a brilhar na Sapucaí. Após o incêndio que destruiu o que a Grande Rio preparava em seu barracão no carnaval passado, a escola de Duque de Caxias vem acalentando o inédito campeonato na folia carioca. O enredo “Eu confio em você. E você?” é um indício do que vem por aí. Caberá a Ana Furtado , estreando como rainha de bateria, representar esta garra à frente dos ritmistas de mestre Ciça.

“Fui muitas vezes no barracão, senti uma tremenda tristeza porque estava lindo o carnaval da Grande Rio. E é realmente emocionante porque tantas pessoas vivem para isso. Os carros alegóricos estavam deslumbrantes. A gente, realmente, tinha grandes chances de ser campeã do carnaval carioca”, lamenta a nova rainha, que substitui o rápido reinado de Cris Vianna .

Hora de pensar em festa. A ordem na escola é voltar a sorrir. E sorrisos não faltam para a atriz e apresentadora do Vídeo Show. Durante ensaio fotográfico no Sheraton Barra Hotel & Suítes, Ana relembrou sua reação ao receber o convite para assumir o cobiçado posto. “Eu? Rainha? Não tenho tempo para praticamente nada, além do meu trabalho, minha filha Isabela e meu casamento”, disse Ana ao presidente de honra, Jayder Soares, que a respondeu com o enredo da escola: “Eu confio em você. E você?”.

Leilão de fantasia

Ana conta que só aceitou o cargo depois que a sua avó, de 85 anos, a aconselhou a não recusar um convite desses. “Estou vivendo um dos momentos mais surpreendentes da minha vida porque nunca me imaginei como rainha de bateria. Mas o convite foi feito em um momento especial e resolvi ser feliz”.

Veja outros ensaios exclusivos com as gatas do carnaval

Desde então, Ana tem se dedicado intensamente. Além de comparecer aos ensaios, Ana ainda contratou a estilista Valéria Costa (responsável pela produção deste ensaio) para criar modelitos para cada aparição. No final do carnaval, pretende leiloar as roupas. A renda obtida será revertida para a Pimpolhos, agremiação infantil da escola de samba de Caxias. “Posso não ser a rainha de bateria que eu gostaria de ser. Aquela atuante que está sempre com a comunidade. Mas quando estiver lá, vou estar lá por inteiro”.

Ana Furtado: rainha de bateria da Grande Rio
Marcelo Correa
Ana Furtado: rainha de bateria da Grande Rio

VEJA TODAS AS FOTOS DE ANA FURTADO NO CARNAVAL

Começo no samba

A trajetória de Ana Furtado na Marquês de Sapucaí começa em 1996, como destaque de um carro da Mocidade Independente de Padre Miguel. “Não achei legal ficar naquele queijinho e não poder sambar. Bacana é poder sambar, pisar no chão e sentir a vibração de todos na avenida”, conta ela, que após esse episódio ficou quase quinze anos sem desfilar na passarela do samba.

Veja as mulheres mais bonitas do carnaval em 360º

Mas a experiência não foi traumática e, anos depois, ela voltaria à Sapucaí, como destaque de chão da Grande Rio. Nova no posto de rainha de bateria, a apresentadora conta que tem samba no pé desde os quatro anos de idade e renega o rótulo de que branquelas não sabem sambar. “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. E de sambar também. Minha mãe me levava com minha irmã para os bailes de carnaval. Adoro essa festa desde que me entendo por gente”, diz.

Se a Grande Rio precisava de uma fênix para representar esta “volta por cima” que está dando em sua história recente, Ana Furtado vem com dedicação – e beleza – para mostrar que carnaval se faz com alegria. “O que fiz pela escola era o que todo mundo deveria ter feito”, afirma ela, casada com o diretor Boninho . “Ele é tranquilo”, continua.

Tente despir as musas e rainhas

Há quase dois meses do carnaval, Ana só tem uma certeza.”Não sei como vai ser quando eu entrar na Sapucaí porque não sou de antecipar emoções. Gosto de viver o momento. Mas, estar em frente à bateria da Grande Rio, o coração pulsante da escola, será um dos momentos mais emocionantes da minha vida”.

 VEJA TODAS AS FOTOS DE ANA FURTADO NO CARNAVAL

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.