As inovações do carnavalesco Paulo Barros e a regularidade e exatidão de Renato Lage são as maiores expectativas deste domingo na Sapucaí

A estreante no Grupo Especial, Inocentes de Belford Roxo, é a primeira a desfilar neste domingo (10) na Sapucaí. A escola vai mostrar um pouco da história, da cultura e da religião da Coreia do Sul, com o enredo "As sete confluências do Rio Han", do carnavalesco Wagner Gonçalves. A agremiação azul, branca e vermelha promete levar dragões, tigres e muitas cores para a Avenida. Na bateria da Inocentes tem outra estreia. A musa do MMA, Lucilene Caetano, debuta no posto de rainha da escola. Fundada em 1993, a Inocentes foi a campeã do Grupo de Acesso A no desfile de 2012.

A segunda escola é uma das favoritas de sempre: Salgueiro. A escola este ano escolheu o enredo “Fama”, comandado pelos carnavalescos Renato e Márcia Lage, para o seu carnaval 2013. Logo na abertura, a escola usará efeitos poderosos para reproduzir um ‘chão de estrelas’. À frente da bateria furiosa, como é conhecido os ritmistas da agremiação vermelha e branca, Viviane Araújo, que conhece bem a temática do desfile.

Logo após o Salgueiro, a aguardada Unidos da Tijuca, campeã dos desfiles do Grupo Especial de 2012. A escola apresenta o enredo “Desceu num raio, é trovoada! O deus Thor pede passagem para mostrar nessa viagem a Alemanha encantada” para defender o título no carnaval 2013. A Tijuca e o carnavalesco Paulo Barros escolheram o Deus Thor, da mitologia nórdica, para ser uma espécie de mestre de cerimônia do desfile, que pretende falar sobre a história alemã. À frente da bateria do mestre Casagrande, Juliana Alves estreia como rainha da agremiação tijucana.

Quarta escola a desfilar na primeira noite do Grupo Especial do carnaval carioca, no domingo (10), a União da Ilha homenageará o poeta e compositor Vinicius de Moraes com o enredo "Vinícius no Plural. Paixão, Poesia e Carnaval", de Alex de Sousa. À frente dos ritmistas do mestre Riquinho, Bruna Bruno reinará pelo nono ano consecutivo. Com a fantasia que representa a influência africana nas parcerias de Vinicius de Moraes e Baden Powell, Bruna tem como missão ressaltar a importância do compositor para o Brasil e mundo. O ponto de partida do desfile é a praia de Cocotá, na Ilha, local onde o jovem Vinicius de Moraes passava fins de semana. A Zona Sul do Rio de Janeiro, a praia, as parcerias musicais e, claro, a eterna “Garota de Ipanema” serão lembrados no desfile.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DO CARNAVAL

Quinta escola a desfilar neste domingo, a verde e branca Mocidade Independente de Padre Miguel apresenta o enredo “Eu Vou de Mocidade com Samba e Rock in Rio – Por um Mundo Melhor”, do carnavalesco Alexandre Louzada. Um protocolo de intenções foi assinado entre as partes – o empresário Roberto Medina, idealizador do festival, e o presidente da escola de na Padre Miguel, Paulo Vianna – o que possibilitou o tema. Nos ensaios no sambódromo, a paulista Camila Silva deixou de lado qualquer dúvida de que tem samba no pé por ser uma rainha de bateria paulista e levantou a Sapucaí.

Fechando a primeira noite, a Portela, que nos últimos anos não vem apresentando bom carnaval, apresenta o enredo “Madureira... o meu coração se deixou levar”, do carnavalesco Paulo Menezes. O tema do desfile será uma homenagem pelos 400 anos do bairro, 70 anos de Paulinho da Viola e 90 anos de carnavais da agremiação. A rainha de bateria Patrícia Nery garantiu que a maior dificuldade para atravessar a Avenida não seria o esforço físico e, sim, segurar a emoção, de representar a escola justamente com o enredo que homenageia o bairro em que nasceu.

Conheça o samba-enredo de cada escola:

DOMINGO, 10 DE FEVEREIRO

SEGUNDA, 11 DE FEVEREIRO

Inocentes de Belford Roxo - Enredo: As Sete Confluências do Rio Han"

São Clemente - Enredo: "Horário Nobre (das 8 ou das 9, é sempre 10!)"

Salgueiro - Enredo: "Fama"

Mangueira - Enredo: "Cuiabá: Um Paraíso no Centro da América!"

Unidos da Tijuca - Enredo: "Desceu num raio, é trovoada! O deus Thor pede passagem para mostrar nessa viagem a Alemanha encantada"

Beija-Flor - Enredo: "Amigo Fiel, do cavalo do amanhecer ao Mangalarga Marchador"

União da Ilha - Enredo: "Vinicius, no plural - Paixão, Poesia e Carnaval"

Grande Rio - Enredo: "Amo o Rio e vou à luta: Ouro negro sem disputa...Contra a injustiça em defesa do Rio"

Mocidade  - Enredo: "Eu vou de Mocidade com Samba e Rock In Rio - Por um mundo melhor"

Imperatriz - Enredo: "Pará - O Muiraquitã do Brasil"

Portela - Enredo: "Madureira...onde o meu coração se deixou levar"

Vila Isabel - Enredo: "A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um"


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.