No quinto ano à frente da bateria da Vila Isabel, apresentadora da Record assume amor incondicional pelo carnaval


O relógio já marcava 1h da manhã quando Sabrina Sato surgiu do elevador do hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, de roupão, sandália trançada à la passista e um sorriso de orelha a orelha: "Gente, desculpa mesmo pelo atraso. Onde eu fico?", perguntou sem perder tempo. Yan Accioli , seu stylist, ajudou a apresentadora a revelar o corpão e Krisna Carvalho , beauty artist, ajeitou os cabelos de acordo com a luz para os cliques exclusivos do iG .

Naquele mesmo dia, Sabrina já tinha encarado uma maratona de fotos e entrevistas. Ela aproveitou a semana para falar sobre uma das grandes paixões da vida, que é o carnaval. Rainha de bateria da Vila Isabel há cinco anos, e há 12 anos na Gaviões da Fiel, de São Paulo, é a folia que parece abastacer a barra de energia de Sabrina. Depois do nosso encontro, ela ainda seguiu para o bairro da Glória para varar a madrugada experimentando sua fantasia para a Sapucaí.

Sabrina é isso. Sorriso, loucura, agenda apertada, energia que parece não acabar, corpão e simpatia. Entre um clique e outro, comentou sobre a aventura da manhã daquele dia: "Menina, sabe que hoje eu fiz aquele stand up paddle. A gente remou, remou, remou… Foi o quê? Umas três horas até a ilha, Yan?", perguntou ao amigo, que confirmou. "Já valeu como treino, né? Ainda fiz abdominal lá na prancha", contou, gargalhando.

À frente da Swingueira de Noel, nome do grupo de ritmistas da Vila, ela torce por um carnaval para superar o de 2014. Vale lembrar que em 2013 a agremiação foi campeã na Sapucaí. Disposição para sustentar o posto por muito tempo Sabrina provou que tem. Pensa em aposentar do carnaval? "Pretendo desfilar pela Vila Isabel até entrar para a Velha Guarda", afirmou. Está dito. Veja abaixo a entrevista na íntegra:

Sabrina Sato para o iG
Paula Giolito/iG
Sabrina Sato para o iG

iG: Como fica sua agenda nessa maratona pré-carnaval? 
Sabrina Sato:  É superagitada. Tenho horário para fazer tudo, para dormir, acordar, treinar, alimentar, trabalhar, gravar… É uma loucura mesmo, mas amo essa preparação para o carnaval.

iG: Quantas horas, em média, você consegue dormir?
Sabrina Sato: Às vezes consigo dormir umas 5 horas… Mas é sempre uma loucura!

iG: Esse esforço todo vale a pena?
Sabrina Sato: Quando entro na Sapucaí, sinto que sim, que toda a correria e esforço dos meses anteriores valeram a pena. Ser rainha de bateria sempre foi um sonho que tive e me sinto muito honrada por participar dessa festa maravilhosa que é o carnaval. A emoção de ver todo mundo cantando o samba na avenida é única!

iG: Esse é o seu quinto ano à frente da bateria da Vila Isabel. O que você sente quando pisa na Sapucaí vestindo as cores da escola?
Sabrina Sato: O sentimento de entrar na Sapucaí é indescritível. É uma experiência que só pode ser explicada se for vivida. Cada ano eu sinto como se fosse o primeiro! Fico reunida com toda a família da Vila na concentração, todo mundo orando, cantando o samba-enredo...

iG: 2014 não foi um ano muito bom para a Vila na avenida. Como você acha que vai ser esse carnaval para a agremiação?
Sabrina Sato: Eu vou aos ensaios, vejo que toda comunidade está empenhada em conquistar esse título! A Vila é uma família, todos trabalham juntos, com muito amor e muita garra! Vamos para a avenida para buscar o título, mas também para comemorar o trabalho e união de tantos e tantos meses.

iG: Seu reinado na Vila tem vida longa? 
Sabrina Sato: Amo a escola e fui muito bem acolhida pela comunidade. Pretendo desfilar pela Vila Isabel até entrar para a Velha Guarda. Quero estar presente na escola enquanto conseguir.

iG: Existe alguma coisa que te faria abandonar o carnaval?
Sabrina Sato: Não consigo pensar em nada… É a época do ano que mais gosto, eu nasci no mês do carnaval, já nasci na folia (risos)!

iG: Você também é destaque no carnaval de São Paulo. Qual a grande diferença entre a folia carioca e a paulista?
Sabrina Sato: Não vejo diferença, o amor pela escola é igual nas duas cidades! O folião brasileiro participa no carnaval de corpo e alma. Já desfilo na Gaviões há 12 anos, entro na quadra da escola como se estivesse entrando em casa.

Sabrina Sato
Paula Giolito/iG
Sabrina Sato

iG: Focando no seu treino, como você prepara o seu corpo para os desfiles?
Sabrina Sato: Eu intensifico meu treino com o Rodrigo Ruiz , o Marcio Lui e o Chico Salgado . Treino com eles pelo menos três vezes por semana. Além do muai thay, corridas e musculação, esse ano estou fazendo paddle fit. No meu dia a dia com a correria do programa tento treinar pelo menos duas vezes na semana. E quando consigo, faço sessões de massagem em casa.

iG: E sobre a alimentação, muda muito?
Sabrina Sato : A alimentação fica mais regrada. Tenho o acompanhamento do meu médico ortomolecular Amilton Macedo que me ajuda a manter um cardápio regrado e que funcione no meu dia a dia corrido. Durante o dia, substituo uma das refeições por shake Redubio e barrinhas de cereais, que é bem mais fácil pra consumir na correria de ensaios, gravações, fotos…

iG: Ouvi você comentar que ainda quer secar mais um pouco para o carnaval. Jura? 
Sabrina Sato: Eu estava em férias com o João ( Vicente de Castro , seu namorado), e nas férias eu não faço dietas. Então, como exagerei um pouco (risos), agora estou focada em perder os excessos.

iG: João Vicente é folião como você?
Sabrina Sato: Ele adora! Ele tem a rotina de trabalho dele, mas sempre que pode ele me acompanha nos ensaios.

iG: Ele dá pitaco nas roupas que você escolhe para os ensaios e desfile?
Sabrina Sato: Às vezes ele faz um comentário ou outro, mas sempre me apoia.

iG: Como se prepara no dia do desfile? 
Sabrina Sato: Eu durmo até um pouco mais tarde para descansar. Procuro me hidratar bem e comer uma massa antes do desfile, pra dar energia.

iG: Você tem alguma superstição antes de pisar na avenida? O quê?
Sabrina Sato: Gosto de estar com minha família e amigos na preparação. E na concentração do desfile, todos da escola fazemos uma oração.