A partir deste fim de semana, foliões começam a ocupar as ruas das maiores capitais do País cantando marchinhas de carnaval. Descubra quais são os cortejos mais legais para curtir a folia

SÃO PAULO

As Virgens do Minhocão - O bloco ocupa o elevado para fazer um carnaval travestido: homens se vestem como mulheres e mulheres, como homens. Dia 31/1 (sábado), às 13h, saindo do Largo Santa Cecília.

Unidos do Grande Mel - A música popular brasileira é atração do bloco que estreia nas ruas de São Paulo exaltando o Brasil tropical. Dia 31/1 (sábado), às 14h, sainda da Pça Dom João Gaspar.

Bloco Soviético agita o primeiro fim de semana de cortejos de blocos
Divulgação
Bloco Soviético agita o primeiro fim de semana de cortejos de blocos

Me Fode que Eu Sou Produção & Bloco Pilantragi - Formado por produtores de evento, o bloco procura resgatar o carnaval de marchinha e homenagear a música brasileira com o apoio da festa feita pelo jornalista Rodrigo Bento. Dia 1/2 (domingo), às 13h, saindo da Pça. Dom Orione.

Casa Comigo - Marchinhas, samba e o samba-reggae animam o cortejo de participantes fantasiados como noivas, noivos e padrinhos de um casamento. Dia 1/2 (domingo), às 12h, saindo da R. Beatriz, 61.

Chega Mais - Clássicos dos anos 1980 ganham releituras em marchinha de carnaval. Dia 1/2 (domingo), às 10h, saindo da R. Mourato Coelho, 281.

Bloco do Burocra - Criado pela Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo (AEPPSP), o bloco brinca com jargões e cotidiano de pessoas que lidam com a burocracia. Dia 6/2 (sexta-feira) , às 18h, saindo da R. Haddock Lobo com a R. Matias Aires.

Bloco Soviético - Os clichês da Guerra Fria se tornam piada neste bloco, que tem marchinhas com referências a ideias marxistas. Dia 7/2 (sábado), às 15h30, saindo da R. Haddock Lobo.

Bangalafumenga & Sargento Pimenta - Criado originalmente no Rio de Janeiro, o bloco desfila em São Paulo desde 2011. Uma bateria formada por alunos das oficinas da agremiação tocam marchinhas. Dia 7/2 (sábado), às 10h30, saindo da Pça Caetano Fraccaroli.

Bloco do Onze - Oriundo do time de futebol XI Primos, do bairro do Ipiranga, o bloco tem atividades carnavalescas para associados e moradores da região. Dia 7/2 (sábado), às 16h, saindo da R. Amadis, 242.

Bloco do Pequeno Burguês - Um grupo de estudantes da PUC leva marchinhas para o bairro de Santana, na zona norte. Dia 8/2 (domingo), às 15h, saindo da esquina da R. Pedro Doll com a Voluntários da Pátria.

Acadêmicos do Baixo Augusta - Desfilando anualmente desde 2009, o bloco reúne moradores da região em uma festa para comemorar a revitalização do lugar, conhecido por suas casas noturnas. Dia 8/2 (domingo), às 14h, saindo da R. Augusta.

Bloco do Onze faz festa no bairro tradicional do Ipiranga
Divulgação
Bloco do Onze faz festa no bairro tradicional do Ipiranga

Nóis Trupica Mais Não Cai - Músicos e compositores participam de um concurso de marchinhas que acontece durante o trajeto do bloco, que já reuniu mais de 3 mil foliões. Dia 8/2 (domingo), às 15h, saindo da R. Belmiro Braga.

UMES Caras-Pintadas - Integrantes da ala mirim da bateria da Vai-Vai acompanham, pelas ruas do Bixiga, os foliões do bloco criado por afiliados da União Municipal dos Estudantes Secundaristas. Dia 10/2 (terça-feira), às 16h, saindo da Pça Dom Orione.

77 - Os Originais do Punk - Clássicos do punk rock nacional ganham versão em marchinha de carnaval e leva mesmo os roqueiros, que costumam não gostar do feriado, para a folia. Dia 13/2 (sexta-feira), às 20h, saindo da R. Simão Álvares (esquina com R. Cardeal Arcoverde).

Jegue Elétrico - Em vez de um trio elétrico, o bloco é puxado por uma bicicleta equipada com caixas de som. As marchinhas são autorais e relembram os antigos cordões. Dia 14/2 (sábado), às 17h, saindo da frente do Bar do Biu (R. Cardeal Arcoverde com R. João Moura), às 16h

___________________________________________________________________

RIO DE JANEIRO

Simpatia é Quase Amor - Um dos mais clássicos do Rio, o bloco “Simpa”, como é conhecido, promete levar mais de 100 mil às ruas de Ipanema. Dia 07/02 (sábado) e 15/02, saindo da Praça General Osório às 16h.

Céu na Terra - Bloco tradicional de Santa Teresa convoca todos os celestiais para sair às ruas fantasiados ao som da agitada Osquestra Popular. Dia 07/02 (sábado) e 14/02 (sábado) às 7h, no Largo das Neves, Santa Teresa.

O tradicional Cordão da Bola Preta volta a reunir milhares nas ruas do Rio
Reprodução/Facebook
O tradicional Cordão da Bola Preta volta a reunir milhares nas ruas do Rio

Banda de Ipanema - Bloco tradicional da Zona Sul homenageia Grande Otelo, Aurora Miranda e Orlando Silva com o lema “Rio, Logo Existo”. Dia 07/02 (sábado) e 14/02 (sábado) às 17h, saindo da Rua Gomes Carneiro na Praça General Osório.

Timoneiros da Viola - Vencedor do Prêmio Melhor Bloco de 2012, agremiação sai às ruas de azul e branco em 2015 para homenagear Cartola. Dia 08/02 (domingo) saindo da Arena do Samba (Parque Madureira) às 12h.

Suvaco do Cristo - Agitando as ruas do Jardim Botânico, o bloco comemora 30 anos em 2015 com o samba “Amei, bebi, fumei e não morri”. Dia 08/02 (domingo) às 12h saindo da esquina das ruas Jardim Botânico com a Faro.

Tâmo Junto In Folia - Maior bloco da Zona Oeste promete um mix de axé, samba e pagode. O desfile oficial terá dois trios elétricos arrastando a multidão pelas ruas de Padre Miguel. Dia 08/02 (domingo) às 14h, saindo do Ponto Chic, na Rua General Gomes de Castro.

Bloco da Preta - A Preta Gil é tão musa que ganhou o próprio bloco, um dos favoritos do público gay. Dia 08/02 (domingo) às 10h, saindo da esquina da Av. Presidente Vargas.

Chora, me Liga - Para quem gosta de música sertaneja mas não dispensa uma pipoca de carnaval. Dia 08/02 (domingo) saindo às 9h da Praia de São Conrado. No dia 14/02 (sábado) rola ainda o baile do Chora no Jockey Clube.

Cordão da Bola Preta - Mais antigo e mais famoso em atividade, o Cordão costuma arrastar milhões de foliões pelas ruas do Rio. Dia 14/2 (sábado) às 9h, saindo da esquina da R. Primeiro de Março.

Cordão do Boitatá - Há 19 anos nas ruas, o cortejo da grande Orquestra de Rua do Cordão do Boitatá promete para 2015 uma maravilhosa festa para crianças, adultos e idosos. Dia 15/02 (domingo) às 9h, saindo da Praça XV.

Toca Rauuul - A folia do maluco beleza promete explorar todos os ritmos carnavalescos, do frevo ao maracatu, passando pelo samba e o baião. Tudo, é claro, misturado com muito rock’n’roll. Dia 15/2 (domingo) às 16h, saindo da Praça Tiradentes, no centro.

O bloco Sargento Pimenta faz versões das músicas dos Beatles em marchinha
Reprodução/Facebook
O bloco Sargento Pimenta faz versões das músicas dos Beatles em marchinha

Sargento Pimenta - Música dos Beatles em ritmo de carnaval. Quer melhor que isso? Dia 16/2 (segunda-feira) às 15h, saindo do Aterro do Flamengo.

Carmelitas - É comum dizer que uma freira do Convento das Carmelitas pulou o muro para cair no samba, originando o bloco hoje já com 23 anos. É bom ir preparado para subir e descer as ladeiras de Santa Teresa. Dia 17/2 (terça-feira) às 10h, saindo da Rua Almirante Alexandrino.

Me Beija Que Eu Sou Cineasta - Profissionais e estudantes de cinema se reúnem para curtir o carnaval no último dia de festa. Dia 18/2 (quarta-feira) às 10h, saindo do Parque dos Patins, na Lagoa.

Monobloco - Idealizado em 2000 pela banda Pedro Luís e a Parede, grupo fará seu desfile já no finalzinho do carnaval -- mas não vale ir de ressaca. Dia 22/2 (domingo) às 9h, saindo da esquina da R. Tomé de Souza a Presidente Vargas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.