A história do maior ídolo do Flamengo vira enredo da escola carioca e festeja seus 61 anos na Sapucaí

A bola rolou na passarela do samba mais uma vez neste carnaval. Depois de Ronaldo ser homenageado no sambódromo do Anhembi , em São Paulo, outro ex-craque do futebol ganhou um desfile em sua homenagem. Com o enredo "Arthur X - O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz", a carioca Imperatriz Leopoldinense contou na Marquês de Sapucaí a história de Zico , o maior ídolo do Flamengo. A escola foi a quarta a desfilar na passarela do samba, à 1h40, na madrugada de terça-feira (4).

"É uma alegria só, a Sapucaí dá mais nervoso que o Maracanã. Aqui é como final de campeonato, só que de uma partida só", disse ao iG ainda na concentração. O homenageado desfilou no sétimo carro, o último do desfile, chamado "Ao Rei, a Jóia de Ramos". O ex-jogador, que é fã de carnaval e trocou a escola do coração Beija-Flor para receber a homenagem da concorrente, desfilou na noite em que completou 61 anos.

ACOMPANHE A COBERTURA ESPECIAL DO CARNAVAL 2014

A atriz Cris Vianna saiu à frente da bateria como a "Rainha dos Gramados". "Todos os anos é a mesma emoção. Este ano optei por fantasia mais simples, mas ainda assim com muitos brilhantes, para representar a luz do vencedor". Para ela, o samba-enredo é muito importante pois Zico é a uma inspiração para todos os jovens que buscam um futuro no esporte.

Rainha de bateria, Cris Vianna desfila pela segunda vez na Sapucaí com a Imperatriz
AgNews
Rainha de bateria, Cris Vianna desfila pela segunda vez na Sapucaí com a Imperatriz

Os atores Thiago Lacerda , Thiago Rodrigues e Marcius Melhem , todos flamenguistas, jogam futebol com o Zico e são destaque do sexto carro. "O Zico não convida, convoca. Não podia deixar de vir", disse Lacerda. Já Murilo Rosa , vascaíno assumido mas também destaque, colocou a rivalidade dos times de lado. "Vim homenagear um grande atleta. Sem falar que meu filho estuda com o neto dele [Zico]".

Outros craques do futebol marcaram presença na avenida, como Júnior , do ex-parceiro do Flamengo, Rivelino , ex-camisa 10 do Corinthians, e Roberto Dinamite , ex-Vasco, rival do Zico. "Foram 20 anos de um duelo muito bonito. Ele merece". Deco , do Fluminense, também prestou homenagens: "Uma experiência única. Samba e futebol tem tudo a ver". 

A primeira homenagem da escola veio na comissão de frente, "O Impossível não Existe", que representou o sonho de um garoto em se tornar um craque do futebol. Entre os 15 integrantes, alguns realizaram embaixadinhas e mostravam o domínio da bola, enquanto moviam-se em pequenas alegorias. Rivelino foi destaque no carro abre-alas, em cima de uma enorme bola de futebol e rodeado por grandes chuteiras de ouro.

Aos torcedores do Flamengo, foi emocionante a alegoria que relembrou o título mundial de 1981. Companheiros de Zico e ídolos da conquista como Adílio, Andrade, Júnior, Leandro, Raul foram calorosamente aplaudidos pelo público das arquibancadas.

(iG Rio, com colaboração de Carlyle Jr.)

Veja o samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense:

"Arthur X - O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz":

O dia chegou!
Em meus olhos, a felicidade.
Te fiz poesia, pra matar a saudade...
Imperatriz vai me levar
A um reino encantado,
Um menino a sonhar...
Cresceu driblando o destino,
Venceu as barreiras da vida...
Fardado nas cores da nação,
Armado de raça e paixão,
Nos pés, o poder!
Vencer, vencer, vencer!

"Oô", o povo cantava...
Domingo, um show no gramado!
Com seus cavaleiros, Arthur se tornava
O "Rei do Templo Sagrado"!

Caminhando mundo afora...
O seu passaporte, a bola!
Da Europa ao Oriente,
Grande "Deus do Sol Nascente",
Outros reinos conquistou...
À sua pátria amada, então, voltou.
Hoje, mais do que nunca é o seu dia,
Vamos brindar com alegria,
Trazer de volta a emoção.
Com toda humildade, vem ser coroado,
Vestir o meu manto verde, branco e dourado!
Quem dera te ver por mais um minuto,
Na arquibancada, todo mundo canta junto:

Da-lhe, Da-lhe, Da-lhe Ô
O show começou!
Da-lhe, Da-lhe, Da-lhe Ô
Um canto de amor!
Imperatriz me faz reviver...
Zico faz mais um pra gente ver!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.