Michael Jackson, David Bowie e Chacrinha foram alguns dos homenageados na avenida; veja como foram os desfiles

A primeira noite do carnaval de São Paulo foi marcada por muita chuva, várias referências ao universo infantil e homenagens a artistas e personagens famosos, de Michael Jackson e David Bowie a Darth Vader e Freddy Krueger.

ACOMPANHE A COBERTURA ESPECIAL DO CARNAVAL 2014

A Leandro de Itaquera abriu os trabalhos às 23h20, com um enredo sobre a Copa do Mundo no Brasil - a única escola autorizada pela Fifa a levar o campeonato para o sambódromo. 

Um dos destaques da escola foi a ex-fazendeira e vice Miss Bumbum 2012 Andressa Urach, que desfilou com os seios descobertos. "Vou causar só no look" , disse.

Em seguida foi a vez da Rosas de Ouro , vice-campeã do carnaval do ano passado, que começou seu desfile por volta de 0h40. O enredo "Inesquecível" falou sobre todas as fases da vida do homem.

LEIA TAMBÉM: SAIBA TUDO SOBRE OS DESFILES NO RIO DE JANEIRO

A rainha de bateria, Ellen Roche, foi à avenida vestida de boneca Barbie, enquanto um casal de mestre-sala e porta-bandeira chamou a atenção com fantasias de Capitão América e Mulher Maravilha.

Por volta de 1h45 foi a vez da X-9 Paulistana entrar no sambódromo, trazendo um desfile sobre a loucura. A comissão de frente usou uma fantasia rica em detalhes e com o uso de fibra ótica para representar os neurônios e os impulsos nervosos do cérebro.

A chuva, porém, trouxe pequenos problemas à escola. Como a roupa de alguns membros da comissão de frente perdeu os efeitos luminosos da fibra ótica, a diretoria da X-9 optou por desabilitar o efeito em todos os integrantes. Apesar de comprometer a estética, o tempo não afetou o rendimento do desfile.

Andressa Urach desfilou com seios à mostra em São Paulo
Claudio Augusto
Andressa Urach desfilou com seios à mostra em São Paulo

A escola são-paulina Dragões da Real foi a quarta a entrar na passarela do samba, às 2h50, com um desfile sobre o futurismo cinematográfico dos anos 1980. Serviram de inspiração tanto filmes como "Indiana Jones" e "Blade Runner" quanto músicas de Kid Abelha e Cazuza.

O cantor Michael Jackson, que já tinha sido representado na comissão de frente da Rosas de Ouro, apareceu também no abre-alas da Dragões da Real, inspirado em "Thriller". David Bowie, Kiss, Chacrinha e Paquitas da Xuxa também foram lembrados pela escola.

A Acadêmicos do Tucuruvi entrou na avenida às 3h50, tendo Livia Andrade como madrinha de bateria. O desfile, bem leve e colorido, representou as brincadeiras e a imaginação que marcam o universo infantil.

A alegoria das baianas chamou a atenção, com as integrantes vestidas de bonecas de pano sentadas em cogumelos. A trégua da chuva ajudou os componentes da escola a desenvolverem coreografias com suas pesadas fantasias.

A cidade de Paulínia, no interior de São Paulo, foi o tema do desfile da Vai-Vai , que entrou na passarela do samba por volta das 5h. A comissão de frente realizou acrobacias com uma grande coroa, símbolo da escola, que se abria como se tivesse pétalas durante a coreografia.

Os carros alegóricos se mostraram ousadas, alcançando até 70 metros e exibindo cachoeiras e fontes. Uma atração especial foi a presença de uma rainha de bateria mirim, de apenas 8 anos.

A Tom Maior encerrou o primeiro dia, entrando na avenida às 6h para falar sobre Foz do Iguaçu e a Usina Hidrelétrica de Itaipu. A escola enfretou problemas técnicos, a começar pelo carro abre-alas, que não se moveu e precisou ser rebocado por integrantes da escola e tratores. Houve tensão, mas o desfile ficou dentro do tempo limite.

Entre as alas mais engraçadas estavam a dos turistas, que mostravam personagens gordos com enormes câmeras fotográficas, e a dos muambeiros que atuam na região da Ponte da Amizade, fronteira entre Brasil e Paraguai.

Os desfiles recomeçaram às 22h30 do sábado (1), com desfiles de Pérola Negra, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Nenê de Vila Matilde, Águia de Ouro, Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tatuapé.

SAIBA TUDO SOBRE A SEGUNDA NOITE NO SAMBÓDROMO DO ANHEMBI:

FENÔMENO, CALOTE, MICROFANTASIAS E FÉ SÃO DESTAQUES DA 2ª NOITE NO ANHEMBI 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.