A amostragem realizada pelo Conectaí com 1.518 internautas, mostra porém que 52% gostam da folia

Sabrina Sato, rainha de bateria da escola de samba campeã de 2013, Unidos de Vila Isabel, voltou à Sapucaí na madrugada deste domingo (17)
Foto Rio News
Sabrina Sato, rainha de bateria da escola de samba campeã de 2013, Unidos de Vila Isabel, voltou à Sapucaí na madrugada deste domingo (17)


Uma pesquisa realizada pelo Conectaí, comunidade online de pesquisa, com 1.518 internautas mostra que 67% dos entrevistados vão aproveitar o feriado para descansar, enquanto 25% vão pular carnaval.

Entre os que querem sossego, 72% ficarão na cidade onde moram e 28% vão viajar para descansar. Já 62% dos que querem folia vão ficar na própria cidade e apenas 38% vão viajar para pular Carnaval.

Rio de Janeiro e São Paulo

Os principais destinos dos foliões são Rio de Janeiro e São Paulo, citadas cada uma por 14% dos internautas. Na sequência aparecem Recife (9%) e Salvador (8%).

Melhor Carnaval

Para os internautas, as duas cidades que têm o melhor carnaval são Rio de Janeiro, com 33% das menções, e Salvador, com 30%. Em seguida são citadas as festas de Recife (9%), Olinda (7%), São Paulo (6%) e Ouro Preto (5%). Se pudessem escolher, os internautas passariam o carnaval deste ano em Salvador (30%), principalmente os que gostam muito da data, Rio de Janeiro (25%), citado até por quem não gosta da festa, e Recife (12%).

Desfiles

De acordo com a pesquisa, 37% dos internautas vão acompanhar os desfiles. A maior parte (67%) vai ver as escolas do Rio e de São Paulo, enquanto 27% vão acompanhar apenas as escolas cariocas e 6% somente as paulistas.

Na Marquês de Sapucaí, a escola de samba de maior torcida é a Beija-Flor, com 33% da preferência dos entrevistados. A Mangueira tem a segunda maior torcida, com 15%, e o Salgueiro, a terceira, com 7%. Já no Anhembi, em São Paulo, Gaviões da Fiel (27%), Vai-Vai (15%) e Rosas de Ouro (11%) são as preferidas.

Apesar da torcida, 86% dos entrevistados nunca desfilaram e 76% declaram que não gostariam de desfilar. Por outro lado, quando a festa é na rua, 44% afirmam já ter saído em algum bloco.

53% gostam de carnaval

O que os internautas mais gostam nesta data é o clima de festa e alegria (29%), o desfile das escolas de samba (27%), o fato de ser feriado (23%) e os blocos de rua (19%).

Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados afirmam gostar do carnaval, dos quais 20% adoram. Entre os que mais gostam estão os moradores das regiões Nordeste e Norte.

Mas há também os que não curtem a festa: 30% declaram não gostar de carnaval, dos quais 12% detestam. Pessoas com menos de 30 anos e moradores das regiões Centro-Oeste e Sul compõem a maioria do perfil dos que não gostam da data.

Independente de gostar ou não, para grande parte dos internautas (54%) o carnaval cria uma imagem positiva do país no exterior. Entretanto, também é alto o índice dos que consideram a festa um desperdício de tempo e dinheiro (40%). Para 32%, o carnaval dá orgulho de ser brasileiro.

Cerveja e samba

Mais da metade (57%) dos entrevistados responde que a cerveja é a bebida que melhor representa o carnaval no país. Em relação à música, o samba recebe 54% das citações como o ritmo que melhor representa a folia carnavalesca, seguido do axé (34%).

Beijo pode, mas com moderação
Movimento Fixo/AgNews
Beijo pode, mas com moderação

Beijar muito

Apesar da festa, 63% dos internautas discordam que no carnaval deve haver a liberdade para flertar e beijar várias pessoas e 53% preferem aproveitar a folia acompanhado, 20% pensam o contrário e 18% ficam indiferentes.

Quarta-feira de cinzas

Mais da metade dos entrevistados gostaria de algumas horas a mais de descanso: 72% gostariam de ter folga o dia todo na quarta-feira de Cinzas, principalmente pessoas com menos de 30 anos e moradores do Norte e Nordeste. Os que são a favor de que seja um dia normal de trabalho somam 12%.

*A pesquisa foi realizada entre os dias 17 a 21 de fevereiro de 2014, com 1.518 internautas participantes do painel Conectaí, de todos os estados do país.
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.