Nossa equipe está em todos os lugares ao mesmo tempo: na avenida, no trio, nos blocos, nos bailes, nos camarotes. Fica por aqui pra não perder nenhum detalhe da folia


Quer uma boa dica de carnaval? Passe a folia aqui no iG com a gente. Se você é fã da festa, já deve ter visto nossos ensaios fotográficos exclusivos , votado na melhor passista das escolas do Grupo Especial em São Paulo e no Rio , ajudado a eleger o melhor samba-enredo de todos os tempos e testado o seu conhecimento carnavalesco tentando descobrir quem são as musas do carnaval olhando apenas um detalhe do corpo delas . E as rainhas inesquecíveis da avenida, sabe quem são?

Mas tem muito mais. A partir deste sábado (22), a cobertura se intensifica e traz para você as várias celebrações que acontecem pelo Brasil nesta época festiva. Além de São Paulo e Rio de Janeiro, o iG disponibiliza, com a ajuda dos parceiros regionais, a cobertura do carnaval de Minas Gerais, Pernambuco e Bahia.

De agora em diante, nossa equipe estará em todos os lugares ao mesmo tempo: nas ruas de Belo Horizonte e das cidades históricas de Minas, no sambódromo em São Paulo e na Sapucaí no Rio de Janeiro, nos camarotes dos famosos, nos blocos de rua, nas ladeiras de Olinda, nos desfiles de fantasia do Recife, nos bailes de carnaval e nos circuitos dos trios elétricos baianos.

Veja o programão que vai ser passar o carnaval no iG.

SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO TÊM BLOCOS DE RUA E DESFILE NA AVENIDA

A ordem por aqui é a seguinte: ninguém dorme enquanto o carnaval não passar. Vamos assistir a todos os desfiles, subir notas em tempo real de tudo o que acontecer na avenida e nos camarotes, destacar os pontos altos dos desfiles, as fantasias mais ricas, as mulheres mais bonitas, os famosos na folia, os melhores corpos, os melhores sambas, a emoção, as lágrimas, as rainhas de bateria, os perrengues na avenida. Tudo é uma festa que só termina com a apuração das notas das escolas em tempo real e o anúncio da escola campeã do Rio e de São Paulo.

Só neste fim de semana tem 100 blocos no Rio, entre eles Simpatia é Quase Amor, Bloco das Carmelitas e Empolga às 9
Divulgação/Riotur
Só neste fim de semana tem 100 blocos no Rio, entre eles Simpatia é Quase Amor, Bloco das Carmelitas e Empolga às 9


As escolas do Grupo Especial dividem nossa atenção com os blocos de rua, que também terão cobertura especial. "Os blocos, que já estão tomando conta da cidade, levam milhões de cariocas e turistas para as ruas, e nós estaremos lá no meio da muvuca", diz Nelson Vasconcelos, editor do site do DIA, companheiro do iG na festa de Momo. “Vamos fornecer muitas imagens para o internauta. Teremos galerias e fotos em 360 graus tanto de blocos quanto dos desfiles de algumas escolas.”

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DOS BLOCOS QUE AGITAM O RIO NO FIM DE SEMANA

Ela lembra que o site tem também cinco colunas de especialistas em carnaval: Rita Fernandes, Luiz Antonio Simas, Raphael Azevedo, Janjão Pimentel, Luís Pimentel.

CONHEÇA O TIME DE COLUNISTAS DO CARNAVAL DO DIA

MINAS GERAIS VÊ O SURGIMENTO DE UM NOVO PÓLO CARNAVALESCO

Bloco dos Valetes no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte
ANDRE FOSSATI / O TEMPO
Bloco dos Valetes no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte

Se você nunca ouviu falar no carnaval mineiro, prepare-se. Até alguns anos atrás, Belo Horizonte virava um deserto no carnaval. Isso mudou radicalmente desde o ano passado, quando um esquema forte de blocos de rua se formou na capital mineira. Para 2014, a estimativa da prefeitura é de 1 milhão de foliões na rua.

Belo Horizonte entrou na dança das cidades históricas de Ouro Preto, Sabará e Diamantina, onde o carnaval já é um festão tradicional, com trios elétricos e muita gente na rua. Agora é a hora de a capital testar a sua vocação carnavalesca. “Os blocos tradicionais saem do bairro de Santa Tereza, região efervescente culturalmente em BH, onde nasceu o Clube da Esquina”, diz Cândido Henrique Silva, editor do portal “O Tempo”, que gera o conteúdo do iG Minas. “Vamos estar em todos os lugares e cobrir a festa com reportagens, vídeo e fotos.”

PERNAMBUCO TEM BONECÕES, GALO DA MADRUGADA, I LOVE CAFUSU

Cena do filme
Reprodução/LeiaJa
Cena do filme "Pai de Gigantes", sobre o carnaval pernambucano, que foi exibido no Cine é Proibido Cochilar

Gosta do estilo do carnaval do Recife? Então é aqui mesmo que você vai encontrar tudo o que quiser saber sobre a festa. Se programe para começar a acompanhar os eventos desde já.

Destaque da cobertura das prévias carnavalescas, que já está em curso, é o Baile Municipal do Recife, que acontece no sábado (22). A partir das 21 horas, você pode assistir ao baile aqui no iG, em vídeos transmitidos direto do salão.

A partir da sexta-feira de carnaval (28) tem programação ao vivo todos os dias. Uma das atrações mais aguardadas é o I Love Cafusú o balie brega em que a estética masculina é a do malandro-cafajeste.

Prévia do bloco I Love Cafusú, em que as meninas vão de periguetes e os meninos de cafajestes
Rose Andrade/iG Recife
Prévia do bloco I Love Cafusú, em que as meninas vão de periguetes e os meninos de cafajestes

Do Galo da Madrugada, que começa na manhã de sábado (29), o iG terá transmissão ao vivo com seis horas de duração ininterruptas, sem paradas comerciais, feitas com 11 câmeras em HD. “O Galo é o momento que reúne mais gente no carnaval do Recife”, diz Eduardo Cavalcanti, editor-chefe do iG Pernambuco. “A expectativa de público é de 2,5 milhões de pessoas, lembrando a população do Recife é de 2 milhões.” São mais de 20 trios elétricos, todos com atrações de peso, que saem às 10 horas da manhã e desfilam até às 16hs.

“Temos 114 pessoas envolvidas na cobertura do carnaval 2014”, diz Eduardo. “São 60 funcionários próprios e mais 54 contratados.”

BAHIA TEM TRIO ELÉTRICO, BLOCO AFRO, TIMBALADA, IVETE, CARLINHOS BROWN

Claro que o grito inicial do carnaval na Bahia já foi dado faz tempo, mas agora sim a festa está se aproximando em velocidade acelerada.

Carlinhos Brown agita trio no carnaval do ano passado
Wallace Barbosa e Gabriel Rangel Ag News
Carlinhos Brown agita trio no carnaval do ano passado

Fica o convite para você passar o próximo fim de semana com Carlinhos Brown. Sexta (21) é dia de “Pérolas Mistas”, em que Brown mistura música baiana com música erudita. Ele recebe os cantores afro para cantar as músicas de seus blocos acompanhados pela orquestra sinfônica.

No domingo (23) tem “Sarau du Brown”. É mais uma mistura da mesma fórmula. A noite começa com um violinista da orquestra sinfônica da Bahia tocando “Verão”, parte das “Quatro estações”, de Vivaldi (O italiano Antonio Vivaldi, 1678-1741). Depois disso um tenor canta “Ave Maria”, de Gounod (o compositor francês Charles Gounod, 1818-1893), e quatro tenores, acompanhados de percussão, cantam um trecho da ópera Carmina Burana. É aí que o anfitrião da noite entra em cena tocando um piano de cauda e anunciando os seus convidados. “Desde janeiro o sarau acontece todos os domingos”, afirma Alberto Oliveira, diretor de conteúdo e tecnologia do portal da Tribuna da Bahia, que gera o conteúdo para o iG Bahia.

Ivete Sangalo comanda
AgNews
Ivete Sangalo comanda "Arrastão" ao lado de Daniela Mercury, Alinne Rosa e Saulo em 2013

Para os dias de carnaval, nossa equipe estará estrategicamente colocada nos principais circuitos de trios elétricos, Barra-Ondina e Avenida, por onde passam os principais artistas do carnaval baiano, como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Gilberto Gil, Chiclete com Banana, e vamos circular também por todos os camarotes do circuito. Estaremos também no Pelourinho e de olho na programação da Timbalada e dos blocos afro.

A prefeitura de Salvador vai usar o carnaval como teste de segurança para a Copa do Mundo, e investiu 32 milhões de reais num esquema que envolve aviões, helicópteros, 20 mil policiais na rua, 118 postos elevados de observação e 86 câmeras de segurança.

Mas quer saber um jeito 100% garantido de acompanhar o carnaval em segurança? Fica aqui no iG com a gente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.