A campeã Unidos da Tijuca desfilará no domingo. A novidade é a divisão em dois dias para os desfiles do grupo de Acesso

Escolas já começam a se preparar para 2013
Roberto Filho/AgNews
Escolas já começam a se preparar para 2013

Foi dado o primeiro passo para o carnaval 2013 . Na noite desta segunda-feira (16), foi realizado na Cidade do Samba, no centro do Rio, o sorteio oficial da ordem dos desfiles das escolas de samba. Após o primeiro sorteio, algumas agremiações trocaram suas posições em comum acordo.

A atual campeã do carnaval carioca , a Unidos da Tijuca, do carnavalesco Paulo Barros, será a terceira a entrar na Sapucaí no domingo, dia 10 de fevereiro. O Salgueiro, vice-campeão , será a segunda a desfilar. A Inocentes de Belford Roxo, que venceu o carnaval do grupo de Acesso  sob protestos das concorrentes, abre a maratona de desfiles de domingo, às 21h. Já na segunda noite, caberá à São Clemente ser a primeira a desfilar.

O mais insatisfeito com o resultado de apresentações foi Paulo Vianna, presidente da Mocidade Independente, quinta escola de domingo. Ele alega que seu enredo sobre o Rock in Rio vai trazer um grande número de artistas internacionais e, por isso, precisava ser a última escola a se apresentar, “para não tumultuar a concentração”. Paulo lembrou que, dois anos antes, dirigentes da Beija-Flor fizeram o mesmo pedido e foram atendidos pelos demais presidentes quando faria o desfile sobre o cantor Roberto Carlos , também levando diversas celebridades.

A Mangueira, conhecida por ser uma das escolas com maior torcida do Rio, desfila cedo, sendo a segunda de segunda-feira. Seguida da Beija-Flor, que nos últimos anos vinha sempre preferindo fechar a noite de desfiles.

A maior novidade da organização do próximo carnaval, entretanto, vem do grupo de Acesso. Conforme a reportagem do iG antecipou antes do desfile passado , os chamados grupos A e B, que desfilavam no sábado e na terça-feira, respectivamente, se uniram para formar o que se chamou de “Série Ouro”, num só grupo de Acesso. São ao todo 19 escolas de samba que, também por sorteio, desfilarão em dois dias seguidos: na sexta-feira (8/2) e no sábado (9/2).

A seguir, a ordem dos desfiles.

Portela no Desfile das Campeãs
Kadu Ferreira/Photo Rio News
Portela no Desfile das Campeãs

Grupo Especial

Domingo (10/2/2013)

Inocentes de Belford Roxo

Salgueiro

Unidos da Tijuca

União da Ilha

Mocidade Independente

Portela

Segunda-feira (11/2/2013)

São Clemente

Mangueira

Beija-Flor

Grande Rio

Imperatriz

Vila Isabel

Grupo de Acesso, “Série Ouro”

Sexta-feira (8/2/2013)

Unidos do Jacarezinho

Porto da Pedra

Santa Cruz

Unidos de Vila Santa Tereza

União do Parque Curicica

Alegria da Zona Sul

Rocinha

Viradouro

Sábado (9/2/2013)

União de Jacarepaguá

Paraíso do Tuiuti

Tradição

Império Serrano

Cubango

Sereno de Campo Grande

Império da Tijuca

Caprichosos de Pilares

Unidos de Padre Miguel

Renascer de Jacarepaguá

Sheron Mennezes e a Portela promovem festa baiana em plena Avenida: 2012
Anderson Borde/AgNews
Sheron Mennezes e a Portela promovem festa baiana em plena Avenida: 2012

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.